Filmes sobre os judeus

Lista dos melhores filmes sobre os judeus, selecionados pelos visitantes do nosso site: 13 Minutos, Bastardos Inglórios, Um Ato de Liberdade, Everything is Illuminated, Ruas da Liberdade, Matemática do Diabo, Adeus, Meninos, Um Violinista No Telhado
13 Minutos (2015)

Baseada em fatos reais, esta história decorre em 1939, em vésperas da 2ª Guerra Mundial, quando Hitler sobrevive à explosão de uma bomba durante um evento comemorativo de seu partido. Entre a saída de Hitler da comemoração e a explosão que o mataria, decorreram 13 minutos. O plano foi engendrado por Georg Elser, carpinteiro e cidadão comum indignado perante a perda de liberdade e os abusos cometidos pelo regime. Considerado traidor da pátria, Elser foi imediatamente preso, mas só executado em 1945, por ordem direta de Hitler, quando a Alemanha já estava a perder a guerra.

Bastardos Inglórios (2009)

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

Um Ato de Liberdade (2008)

Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell) são irmãos que, ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade. Tuvia assume a posição de líder mas é contestado por Zus, que teme que suas decisões os levem à morte.

Everything is Illuminated (2005)

A film based on the semi-autobiographical novel of the same name by American writer Jonathan Safran Foer, in which a young Jewish American man endeavors—with the help of eccentric, distant relatives—to find the woman who saved his grandfather during World War II, in a Ukrainian village which was ultimately razed by the Nazis.

Ruas da Liberdade (1999)

Em 1954, o jovem judeu Ben Kurtzman (Ben Foster), está intrigado com Sylvia (Rebekah Johnson), que é a primeira afro-americana a estudar em sua escola. Ele se sente atraído por ela e aos poucos desenvolve uma relação de amizade proibida, devido ao preconceito existente entre negros e judeus por parte de suas famílias. Paralelamente Van (Adrien Brody), o irmão mais velho de Ben, se apaixona por Dubbie (Carolyn Murphy), uma garota que conheceu rapidamente em uma festa e que deseja reencontrar. Enquanto isso Nate (Joe Mantegna), pai de Van e Ben, enfrenta dificuldades com seu negócio ilegal de apostas quando precisa pagar uma alta quantia a Little Melvin, ganhador de um dos jogos que é também um pequeno traficante de drogas na cidade onde moram.

Matemática do Diabo (1999)

Hannah Stern (Kirsten Dunst) é uma jovem de origem judaica, que não dá a devida importância para suas raízes. Tudo muda quando, misteriosamente, ela volta no tempo e vai parar em 1941, na Polônia, quando o país foi invadido pelo nazistas. Sem entender direito o que está acontecendo, ela acaba sendo presa e mandada para um campo de concentração. Apesar de nunca ter dado a devida atenção, ela sabe que seis milhões de judeus morrerão nos próximos anos.

Adeus, Meninos (1987)

França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio St. Jean-de-la-Croix, em grandes dificuldades por conta da 2ª Guerra Mundial. Ele ganha um inimigo com a chegada de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido garoto. Mais tarde Julien descobre que o menino é judeu e os dois se tornam melhores amigos, mas a tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local.

Um Violinista No Telhado (1971)

No início do século XX, judeus e cristãos vivem pacificamente, mas sem se misturar, em uma aldeia na Rússia sob o regime czarista. O leiteiro judeu decide casar suas duas filhas, Tzeitel (Rosalind Harris) e Hodel (Michele Marsh), e, como era costume na época, o casamento é arranjado pelo pai. As duas não se sentem satisfeitas com o pretendente e o pai é levado ao seu limite quando uma das filhas decide se casar com um não-judeu, o que faz com que a declare como morta. Nesta situação de conflito, o czar expulsa todos os judeus de Anatevka, o que faz com que a família seja condenada ao exílio e à dispersão.

Contactos
filmes